Saltar navegação

Calibradores multieixos XM-60 e XM-600

Meça seis graus de liberdade em qualquer orientação a partir de uma única montagem.

Tecnologia única, medição óptica de roll e emissão por fibra óptica.

O XM-60 é um sistema de medição laser capaz de medir erros em seis graus de liberdade ao longo de um eixo linear, simultaneamente a partir de uma única montagem. Ele fornece uma ferramenta poderosa de diagnóstico para medir todos os erros geométricos no eixo a partir de uma única captura.

Para os usuários de compensação volumétrica, o XM-60 fornece um método rápido e exato para a população de dados. Todas as medições são feitas opticamente permitindo o uso em qualquer orientação.

O sistema de medição a laser XM-600 oferece capacidade aprimorada para conexão direta com a série de comandos UCC CMM da Renishaw.

Saiba mais sobre sobre o XM-600

Saiba mais sobre seis graus de liberdade (6DoF)

Visão geral

A unidade emissora compacta fica afastada da unidade geradora de laser, reduzindo os efeitos térmicos no ponto de medição. Ele pode ser montado diretamente na máquina, de cabeça para baixo e até mesmo pela sua parte traseira, o que é particularmente benéfico em áreas com difícil acesso à máquina.

O receptor é totalmente sem cabo e é alimentado por baterias recarregáveis, evitando que cabos sejam arrastados durante os movimentos da máquina, o que poderia causar inexatidões ou interrupção do feixe laser durante a medição.

Para acompanhar o XM-60, o conjunto de software CARTO consiste de três aplicativos: Capture, Explore e Compensate.

Principais recursos e benefícios:

  • Rápida - Medição linear, rotação angular no plano vertical (pitch), rotação angular no plano horizontal (yaw) e rotação ao redor do eixo de percurso (roll), retilinidade vertical e horizontal ao mesmo tempo, como uma única medição com técnicas de laser convencionais.
  • Preparação simples e fácil, familiar para usuários de outros sistemas interferométricos. Detecção automática de sinal e alinhamento gráfico minimizam os erros humanos.
  • Reassegurando - a medição direta de todos os erros permite ao usuário ver os resultados com o teste em andamento.
  • Capaz - sistema único de medição óptica de roll proporciona uma medição em qualquer orientação.

Medição de eixo rotativo

O CARTO agora processa dados capturados de testes de eixo rotativo com o calibrador de eixo rotativo XR20.

Pela primeira vez agora a calibração de eixos rotativos pode ser realizada com o calibrador de eixo rotativo XR20 e o calibrador multieixos XM-60. Isto reduz o tempo de calibração de uma máquina-ferramenta de 5 eixos para a metade de um dia, em vez de vários dias.

Alinhamento de precisão

Nossa mesa horizontal de eixo único é um acessório adicional que permite o alinhamento preciso em aplicações sem um eixo perpendicular ao deslocamento. A translação de precisão da unidade de emissão XM-60 é facilmente alcançada com a mesa horizontal, sem prejudicar o alinhamento da rotação angular no plano vertical.

Esse recurso é particularmente útil para aplicativos como mesas e impressoras.

Calibração do eixo rotativo XR20 usando o calibrador multieixos XM-60
Mesa horizontal sobre um fundido

Fixações flexíveis

Kit de fixações

O kit de fixações simplifica e amplia as opções de montagem do XM-60 no espaço de trabalho de uma máquina-ferramenta, apoiando usuários em:

  • medição em todo o eixo de percurso para extensão linear do barramento da máquina ou montagem vertical ao lado do barramento da máquina
  • montagem do XM-60 em um mandril para aplicações de torno ou centro de usinagem
  • montagem do receptor estendido a partir do fuso

suporte de 90 graus

O suporte de 90 graus permite que os usuários mudem a orientação do XM-60 com facilidade. Pinos-guia auxiliam no posicionamento do XM-60 até que a base magnética seja ativada, simplificando o posicionamento exato.

O suporte de 90 graus também pode ser usado para montar a unidade fora da borda do barramento da máquina.

Suporte de bloco de fixação

O receptor XM-60 usa um bloco de fixação e método de pilar para fixação simples na máquina. O kit padrão contém quatro pilares e dois blocos de fixação que oferecem ainda mais flexibilidade nas opções de montagem.

Para aplicações de fixação especiais, o bloco de fixação pode ser facilmente removido para que o usuário prenda a fixação personalizada na parte traseira do receptor, usando os furos rosqueados diretamente.

O CARTO suporta o XM-60

O sistema XM-60 foi projetado para fornecer flexibilidade máxima para uma variedade de aplicações. O "modo baseado em destino" do CARTO Capture é feito sob medida para compensar erros da máquina e produzir relatórios de desempenho de acordo com normas internacionais.

A funcionalidade de ajuste dinâmico de dados permite que os usuários do XM-60 capturem medições de retilinidade de modo dinâmico. Os dados do teste são recalculados no CARTO Capture para reduzir os pontos de dados periféricos. Esse método aprimorado oferece maior resiliência em ambientes ruidosos.

O CARTO no "modo execução livre" permite que os usuários capturem os dados imediatamente, sem a necessidade de definir posições ou mesmo o número de alvos. O software exibe retilinidade (horizontal e vertical), rotação angular no plano vertical, rotação angular no plano horizontal e erros em função da posição linear

A ativação pode ser:

  • manual (pressionando uma tecla)
  • automática (baseada na estabilidade da posição)
  • contínua (capturada durante o movimento em um intervalo definido pelo usuário)

O Compensate no software CARTO permite minimizar facilmente todos os erros geométricos na máquina. A compensação volumétrica otimiza o desempenho da máquina, aumentando a exatidão e reduzindo o refugo.

O XM-600 permite o mapeamento de erro CMM mais rápido e fácil

O calibrador multieixos XM-600 foi projetado com uma funcionalidade adicional permitindo a comunicação direta com comandos UCC da Renishaw. Utilizando a tecnologia desenvolvida para o calibrador multieixos XM-60, o XM-600 mede simultaneamente todos os seis graus de liberdade em uma única medição. Isso proporciona a capacidade de facilmente criar um mapa de erros para cada eixo linear da sua CMM.

O XM-600 mantém a mesma compatibilidade com o CARTO que o XM-60, tornando-o a solução de calibração ideal para qualquer fábrica que utilize máquinas-ferramenta e CMMs.

Avaliações de clientes

Descubra como nossos clientes estão utilizando nosso calibrador multieixos XM-600 para melhorar seu processo de medição.

Usando o XM-600, notamos um aumento considerável na eficiência do mapeamento de erros. O procedimento de medição e mapeamento de erro tornou-se muito conveniente, reduzindo o tempo total de trabalho pela metade para UCC CMMs, que normalmente levaria um dia.

DUKIN, Coréia do Sul

Galeria de imagens

Exatidão rastreável

O desempenho de cada calibrador multieixos XM-60 e XM-600 é rastreável aos padrões internacionais e cada unidade também é certificada antes do embarque. Isso fornece aos usuários a confiança de que o seu sistema vai entregar a exatidão especificada dia-após-dia onde interessa - no chão de fábrica.

Especificações de desempenho do XM-60 e XM-600

Projetado pela Renishaw

Os sistemas de medição a laser da Renishaw são fabricados para proporcionar alto desempenho e operação. A estrutura em alumínio fornece uma construção leve e resistente, projetada para ocupar o menor espaço possível na máquina. O laser usa tecnologia desenvolvida e utilizada no sistema de leitor laser RLE que já está sendo produzido há mais de dez anos e pode ser encontrado nas aplicações mais exigentes na indústria de semicondutores.


Informações sobre produtos