Saltar navegação

Kit de ferramentas para engenharia e fabricação de pás de hélices

O processo de inspeção de pás de hélice da Renishaw utiliza o software de planejamento MODUS™ Blade para programar a rotina de escaneamento de varredura do sistema REVO® e o software de metrologia MODUS™ para manipulação de dados e análise de toda a pá de hélice.

Combinando a capacidade do planejador de pás de hélice MODUS™, software de metrologia SurfitBlade™ e MODUS™, o Blade Toolkit da Renishaw supera as limitações das técnicas de medição padrão para componentes de aerofólio.

Os métodos tradicionais determinam a inspeção de pás aeroespaciais em um número limitado de seções transversais. No entanto, a tecnologia de escaneamento de varredura do sistema de medição em 5 eixos REVO permite que você meça e avalie com exatidão e rapidez toda a pá de hélice, coletando e analisando dados de medição tátil de alta precisão de um número ilimitado de seções.

Usando o Blade Toolkit


A primeira etapa é usar o software de planejamento MODUS Blade para gerar automaticamente um programa de escaneamento de varredura sem colisões para o sistema REVO em 5 eixos, que é então executado na CMM usando o software de metrologia MODUS.

A operação de escaneamento de varredura produz uma nuvem de pontos exata que cobre toda a superfície do aerofólio. Usando a funcionalidade de seccionamento da nuvem de pontos MODUS, é possível gerar seções sempre que necessário.

À medida que o conjunto de dados completo é armazenado, seções adicionais podem ser criadas posteriormente sem ter que medir novamente.

Os dados coletados podem então ser processados de duas formas:

  • Inspeção
    Os dados são seccionados pelo MODUS e comparados com os requisitos nominais do modelo CAD. Os resultados da análise são apresentados pelo sistema de relatórios MODUS, que também gera um documento PDF definido para arquivamento.
  • Engenharia
    Os dados são processados pelo SurfitBlade para produzir uma superfície NURBS completa para uso em análise aerodinâmica e análise de tensões.
Ciclo de inspeção da lâmina