Saltar navegação

Medição Equator™ explicada

Com o projeto econômico, patenteado, exclusivo na construção e modo de operação, o Equator é capaz de medições comparativas de alta velocidade para a inspeção de peças de produção seriada.

O sistema de medição Equator

O Equator é único em seu projeto e modo de operação, tendo já mudado o modo de pensar de milhares de engenheiros de produção, tornando-o a melhor escolha.

Os sistemas Equator podem ser configurados de acordo com os requisitos da aplicação e processo de produção, com opções de hardware, software e acessórios para operações manuais e automatizadas.

Processo de comparação

Os sistemas de medição Equator da Renishaw representam uma tecnologia de medição inovadora, de alta repetibilidade, que se baseia na tradicional comparação entre peças de produção e uma peça master de referência. A recalibração é tão rápida quanto uma medição de peça da produção, compensando imediatamente qualquer alteração nas condições térmicas do ambiente de chão de fábrica. Os sistemas Equator podem ser utilizados em fábricas com grandes variações de temperatura - basta recalibrar e o sistema estará "zerado", pronto para a comparação repetível com uma peça master.

Uma peça master é medida para gerar um conjunto de dados mestre. A mesma rotina de medição é utilizada para medir cada peça de produção. Cada conjunto de dados da produção é comparado com o conjunto de dados mestre, para determinar a dimensão real da peça e se está dentro das tolerâncias definidas pelo usuário.

CMM Compare

Status CMM Compare

Com o CMM Compare, a exatidão absoluta calibrada da CMM pode ser "estendida" para o chão de fábrica, para proporcionar rastreabilidade às medições do Equator. A CMM mede a peça master, gerando um arquivo de calibração (.cal) que é transferido para o sistema Equator. Qualquer peça da produção pode ser utilizada como peça master.

O arquivo de calibração (.cal) é lido durante a "recalibração" para permitir que pontos individuais sejam comparados com os dados provenientes da medição das peças da produção.

Feature Compare

Status de comparação do deslocamento da característica

O Feature Compare é uma alternativa ao CMM Compare, que torna muito fácil o processo de calibração da peça master. Com o Feature Compare o usuário pode simplesmente utilizar os dados de medição da peça master de um relatório de inspeção e introduzir manualmente os valores reais para cada dimensão, posição ou orientação da característica.

A peça master pode ser medida de vários modos, inclusive em uma CMM ou medidores manuais calibrados.

Golden Compare

Status do Golden Compare

Um método de comparação alternativo final é o Golden Compare, que utiliza uma peça master dourada para calibrar o sistema de medição Equator. O procedimento "Golden Compare" presume que a peça master é produzida conforme dimensões nominais de desenho. Isto significa que qualquer desvio da peça master dourada em relação às dimensões nominais de desenho será incluído nas medições.

Este processo se diferencia dos outros procedimentos de comparação pelo fato de não haver necessidade de uma calibração inicial da peça master.