Saltar navegação

Sistema de encoder absoluto RESOLUTE™ com escala linear RTLA30

Características

  • Interfaces seriais: BiSS® C, FANUC, Mitsubishi, Panasonic, Siemens DRIVE-CLiQ®, Yaskawa
  • Dimensões do cabeçote de leitura: 36 x 16,5 x 17,2 mm
  • Resoluções até 1 nm a 100 m/s
  • Exatidão ±5 µm/m a 20 °C
  • Coeficiente de dilatação térmica da escala a 20 °C: 10,1 ±0,2 µm/m/°C
  • Estão disponíveis versões compatíveis com vácuo e saída lateral do cabo

Benefícios

  • Conveniência da escala de fita e robustez incomparável
  • Excelente desempenho de metrologia
  • Imunidade superior contra impurezas
  • Fácil instalação
  • Alta velocidade e resolução fina
  • Ruído com menos de 10 nm RMS para melhor estabilidade posicional
  • Erro Subdivisional de ±40 nm para controle de velocidade suave
  • Ferramenta de Diagnóstico Avançado opcional

Área transparente para banners no site

O que é o RESOLUTE?

O RESOLUTE é um encoder óptico absoluto verdadeiro, de graduação fina, com excelente imunidade contra impurezas e especificação notável, que abre novos caminhos no feedback de posição. É o primeiro encoder absoluto no mundo capaz de proporcionar resolução de 1 nm a até 100 m/s.

O Erro Subdivisional (SDE) o ruído ultrareduzidos no sistema de encoder linear superam qualquer outro encoder da sua classe.

O que é a escala RTLA30?

A RTLA30 é uma escala de fita de aço inoxidável de perfil baixo com código de escala absoluta com graduação de 30 µm. Ela possui exatidão de ±5 µm/m e comprimentos disponíveis até 21 metros. Estão disponíveis duas opções de montagem, ambas permitindo a dilatação térmica independente e conveniência da escala de fita.

A RTLA30 pode ser utilizada com o revolucionário sistema de transporte de escala FASTRACK™. Este sistema permite que uma trilha seja colocada de modo rápido e fácil, sem necessidade de furos de fixação. Um espaçador sacrifical é removido e a fita escala é então depositada na trilha.

RTLA30-S é fixada sobre o substrato com uma fita autoadesiva no verso. O autoadesivo é formulado de tal modo que ele permite a dilatação térmica independente da escala em relação ao substrato.

Para concluir a instalação, ambos os tipos de escala são fixados em um ponto para estabelecer uma posição de referência.

Por que escolher este sistema de encoder?

Fácil eliminação de falhas e manutenção

A Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTa-100 adquire dados abrangentes em tempo real dos cabeçotes de leitura de encoder RESOLUTE™ (marcados com o símbolo ADT). A informação é exibida através da interface do software ADT View. Embora na maioria dos casos o LED de preparação integrado no encoder seja suficiente para configurar o sistema, a ADT pode ser usada para auxiliar nas instalações mais difíceis. O ADT também pode relatar o desempenho do encoder e auxiliar na detecção de falhas do sistema para evitar o longo tempo de máquina parada.

Excelente desempenho do controle de movimentos

O desempenho de padrão industrial do RESOLUTE é o resultado de um método de operação sofisticado, confiável e inovador. Essencialmente, o sistema utiliza uma escala com "código de barras" não repetidas em trilha única com graduação nominal de 30 µm. Com o seu sofisticado projeto óptico, o cabeçote de leitura RESOLUTE capta uma imagem quase instantânea desta escala que, quando analisada, permite que uma posição única possa ser identificada em velocidades de até 100 m/s. O sistema permite que a posição seja determinada com resoluções de até 1 nanômetro (1 bilionésimo de metro), ruído extremamente baixo (jitter menor que 10 nm RMS) e SDE (Erro Subdivisional, erro dentro do período da escala) de somente ±40 nm. Isto permite uma leitura de elevada fidelidade do encoder, assegurando controle suave da velocidade e grande estabilidade posicional.

Amplas tolerâncias de preparação

O RESOLUTE não segue a técnica convencional de utilizar duas pistas lado a lado (uma incremental, outra absoluta) que inerentemente está sujeita a problemas de defasagem quando são introduzidos pequenos desalinhamentos angulares. Em seu lugar, o novo encoder absoluto possui uma escala óptica absoluta de pista única, combinando a posição absoluta com a informação de fase incorporada em um único código. Esta tecnologia possibilita tolerâncias de preparação muito mais amplas (tolerância de rotação ±0,5°) para uma instalação rápida e fácil e alta confiabilidade de longo prazo, mesmo que os eixos de movimentação assentem ou movam ao longo do tempo. Para auxiliar na instalação e no diagnóstico, um LED de ajuste está integrado ao cabeçote de leitura.

Opção de interface externa

Interface externa Siemens DRIVE-CLiQ

  • Necessário para a interface serial Siemens DRIVE-CLiQInterface DRIVE-CLiQ para utilização com o leitor óptico absoluto verdadeiro RESOLUTE
  • Também disponível com entrada de cabeçote duplo para sistemas rotativos de elevada exatidão
  • Exibe alarmes de comunicação
  • Duplica LED de cabeçote de leitura

Uma interface é desnecessária para as outras interfaces seriais disponíveis

Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTa-100 opcional

Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTa-100

Os cabeçotes de leitura de encoder RESOLUTE (marcados com o símbolo ADT) são compatíveis com a Ferramenta de Diagnóstico Avançado ADTa-100 e o software ADT View. Eles fornecem feedback de dados abrangentes do encoder em tempo real para auxiliar nas instalações e diagnósticos mais difíceis. A interface de software intuitiva pode ser utilizada para:

  • Calibração remota
  • Otimização de sinal ao longo de todo o comprimento do eixo
  • Leitura digital da posição do encoder (relativa à escala)
  • Exportação e salvamento de dados
  • Definir zero

Interfaces seriais

Interfaces seriaisDescriçãoProdutos compatíveis
BiSS C

A Renishaw suporta o protocolo aberto BiSS C (unidirecional) para encoders absolutos. O BiSS é uma interface serial de alta velocidade, perfeita para eixos dinâmicos que requerem alta aceleração, controle de velocidade suave, excelente repetibilidade bidirecional e grande estabilidade posicional. O
RESOLUTE com BiSS C está disponível nas versões de encoder (angular) rotativo e linear, compatível com uma grande variedade de comandos de padrão industrial, acionamentos, DROs e cartões contadores de PC.

Página de produtos compatíveis com BiSS C

FANUC

O RESOLUTE com a interface serial FANUC C (α e αi) está disponível para aplicações rotativas e lineares.
O RESOLUTE proporciona muitas vantagens para as máquinas-ferramenta de elevado desempenho que utilizam comandos FANUC. Velocidade mais alta, comunicações seriais robustas e confiáveis, desempenho de contorno superior e maior rigidez do servo. Além disso, o formato sem contato elimina o retrocesso (backlash), torção do eixo e outros erros de histerese que afetam encoders blindados tradicionais.

N/A


Mitsubishi

O RESOLUTE com interface serial Mitsubishi está disponível para aplicações rotativas e lineares. O RESOLUTE é compatível com a série J4 e J5 de servoacionamentos e com os acionamentos MDS-D2/DH2/DM2/DJ para aplicações em máquinas-ferramenta.

N/A

Panasonic


O RESOLUTE com interface serial Panasonic está disponível em formas rotativas e lineares. Compatível com acionamentos da série A5 e A6, ele proporciona feedback repetível de elevada resolução para melhor controle do servoacionamento e da velocidade.

N/A

Siemens DRIVE-CLiQ

O RESOLUTE com interface serial DRIVE-CLiQ da Siemens está disponível para aplicações rotativas e lineares (usando interface externa). DRIVE-CLiQ é a inovadora e poderosa interface de comunicação da Siemens para conectar diretamente os sistemas de encoders de medição aos componentes de acionamento SINUMERIK e SINAMICS.

N/A

Yaskawa

O RESOLUTE com a interface serial Yaskawa está disponível nas formas rotativa e linear e é compatível com SERVOPACKs Sigma-5 e Sigma-7.

N/A

Veja os dados técnicos para mais detalhes.

Especificações técnicas

Padrão de medição

FASTRACK RTLA30: escala de fita de aço inoxidável com sistema transportador

RTLA30-S: escala de fita de aço inoxidável com código absoluto com fita autoadesiva no verso, para montagem direta no substrato sem os trilhos guia FASTRACK

Dimensões do cabeçote de leitura (CxLxA)

36 mm x 16,5 mm x 17,2 mm

Graduação da escala

Nominal 30 μm

Coeficiente de dilatação térmica a 20 °C

10,1 ±0,2 µm/m/°C

Classe de exatidão a 20 °C

±5 μm/m

Comprimento da escala

Algumas variantes de protocolo BiSS C possuem comprimento máximo limitado (ver dados técnicos para mais detalhes)

FASTRACK: 100 mm a 25 m

RTLA30/RTLA30-S: até 21 m

Rotação máxima

(Ver dados técnicos para mais detalhes)

Até 100 m/s

Interfaces seriais*

BiSS C, FANUC, Mitsubishi, Panasonic, Siemens DRIVE-CLiQ, Yaskawa

Resoluções

BiSS C: Resoluções de 50 nm, 5 nm e 1 nm

FANUC, Mitsubishi, Siemens DRIVE-CLiQ, e Yaskawa: Resoluções de 50 nm e 1 nm

Panasonic: Resoluções de 100 nm, 50 nm e 1 nm

Erro Subdivisional (SDE)

±40 nm

Conexão elétrica

Comprimentos de cabo até 10 m com conectores tipo D (9 pinos ou 15 pinos), conexão livre, conector compatível com FANUC, LEMO e M12

Fonte de alimentação

5 V ±10 %, máx 250 mA @ 5 V (terminada)

Vibração (em operação)

300 m/s2 máx @ 55 Hz a 2 000 Hz

Choque (não operando)

1 000 m/s2, 6 ms, ½ seno

Temperatura operacional

0 °C a +80 °C

Proteção

IP64

Veja os dados técnicos para mais detalhes.

*Outras interfaces seriais estão sendo adicionadas continuamente.

Para especificações Siemens DRIVE-CLiQ, ver os dados técnicos.