Saltar navegação

Pontas diamantadas OPTiMUM™ para aplicações de metrologia

As pontas diamantadas OPTiMUM™ para aplicações de metrologia suportam escaneamento de alto desempenho para os ambientes mais agressivos. Beneficie-se do aumento da vida útil e da redução do tempo de inatividade para recalibração e inspeção.

Por que usar pontas diamantadas OPTiMUM?

A linha de pontas diamantadas OPTiMUM foi desenvolvida especificamente para uso em aplicações de metrologia que requerem uma ponta resistente ao desgaste.

A principal vantagem das esferas revestidas de diamante é que elas manterão sua circularidade e não sofrerão impregnação de material ou desgaste prematuro ao escanear ligas moles ou materiais abrasivos.

Isto proporciona vários benefícios, incluindo vida útil mais longa e redução no tempo de recalibração e parada de inspeção

Fale conosco

Projetadas sob encomenda, as pontas revestidas com diamante podem ser feitas em uma variedade de tamanhos de rosca e materiais de haste.

Com dimensões de esfera de 1,5 mm até 8 mm, trabalharemos com você para encontrar uma solução para seus requisitos de metrologia.

Envie sua solicitação de pontas diamantadas

Veja nossas pontas diamantadas OPTiMUM em ação


Saiba como as pontas diamantadas OPTiMUM podem beneficiá-lo

Na maioria das tarefas de inspeção, a escolha da ponta é crítica. O acesso às características da peça, tempos de inspeção e desempenho do apalpador dependem da ponta utilizada.

A principal vantagem das nossas esferas revestidas com diamante é que elas manterão sua circularidade e não sofrerão impregnação de material ou desgaste prematuro ao escanear materiais abrasivos ou ligas moles. Isto proporciona vários benefícios, incluindo vida útil mais longa e redução no tempo de recalibração e parada de inspeção

A linha de pontas Renishaw é abrangente. Consulte nossa página de pontas de precisão para metrologia para mais informações.

Evite o desgaste prematuro da ponta

O escaneamento em superfícies duras ou abrasivas pode resultar em desgaste abrasivo devido à interação entre os materiais da peça e da ponta.

Ao usar uma ponta de rubi no escaneamento, minúsculas partículas residuais podem provocar pequenos riscos na esfera da ponta e na superfície da peça.

As esferas nas pontas diamantadas OPTiMUM são extremamente resistentes ao desgaste e mantêm sua forma após o escaneamento em superfícies abrasivas.

Ponta diamantada OPTiMUM™ para escaneamento de carboneto de silício
Ponta diamantada OPTiMUM™ escaneando um bloco de motor Cosworth V10 de alumínio com revestimento de cilindro de aço

Sem acumulação de material

O escaneamento em superfícies macias como o alumínio favorece o acúmulo de material na esfera da ponta.

Quando é utilizada uma esfera de rubi para escanear alumínio, os dois materiais atraem um ao outro e o material é passado da superfície mais macia para a superfície mais dura. Isto significa que o alumínio é depositado na superfície da esfera de rubi, alterando a sua forma e que as esferas deverão ser trocadas frequentemente.

Com as pontas diamantadas OPTiMUM, o material não adere à esfera e qualquer pequena quantidade que aderir pode ser limpada facilmente.

Percepção desafiadora sobre testes de materiais. O que realmente sabemos?

Temos muitos tipos de materiais de esferas de pontas disponíveis, mas realmente sabemos qual material tem melhor desempenho ao escanear?

Na Renishaw, é vital que nossos clientes estejam usando a ponta correta em suas aplicações de escaneamento e é por isso que o teste de material é tão importante.

Nossa equipe se mantém ocupada, realizando testes em materiais problemáticos bem conhecidos. Se você tiver problemas para escanear qualquer material específico, nossos especialistas internos podem ajudar.

Você está tendo problemas com impregnação de material ou desgaste ao escanear titânio?

Realizamos testes de escaneamento em uma liga de titânio Ti64 com acabamento de torneamento padrão.

Este foi um teste contínuo de 5.000 metros usando rubi, nitreto de silício e pontas diamantadas OPTiMUM. Um escaneamento de ponto único com medição de ponto Z a cada 50 metros, para determinar se está ocorrendo impregnação de material ou desgaste.

Os resultados confirmam que as pontas de rubi e diamante OPTiMUM foram as melhores opções com resultados dentro da especificação de desempenho esperada pela CMM. O nitreto de silício começou a apresentar baixos níveis de desgaste desde o início, o que continuou durante todo o teste.

Sob essas condições de teste, recomendamos as pontas de rubi e diamante OPTiMUM como uma solução de escaneamento aceitável.

Testes de escaneamento em liga de titânio Ti64

Tendo problemas para escanear alumínio anodizado?

Testes de escaneamento em alumínio anodizado

Em nossa busca para desafiar a percepção, foram conduzidos testes de varredura de escaneamento em liga de alumínio 6082 extrudada, usinada e anodizada AA15.

Este foi um teste contínuo de 5.000 metros usando rubi, nitreto de silício e pontas diamantadas OPTiMUM. Um escaneamento de ponto único com medição de ponto Z a cada 50 m para determinar se está ocorrendo impregnação de material ou desgaste.

Os três materiais tiveram um bom desempenho nessa distância; um leve desgaste foi observado no nitreto de silício, mas estava bem dentro da especificação de desempenho esperada da CMM.

Nessas condições de teste, recomendamos rubi, nitreto de silício ou uma ponta diamantada OPTiMUM como uma solução de escaneamento aceitável.

Tendo problemas de impregnação de material na ponta no alumínio 6082-T6?

Realizamos testes de varredura de escaneamento em alumínio 6082-T6.

Este foi um teste contínuo de 15000 metros usando rubi, nitreto de silício e pontas diamantadas OPTiMUM. Um escaneamento de ponto único com medição de ponto Z a cada 50 m para determinar se está ocorrendo impregnação de material ou desgaste.

Com nossas pontas diamantadas OPTiMUM, observamos um desempenho de escaneamento fenomenal, sem alteração na metrologia e sem impregnação de material.

Nessas condições de teste, recomendamos a ponta diamantada OPTiMUM como a única solução de escaneamento aceitável.

Testes de escaneamento com pontas no alumínio 6082-T6

Projeto customizado

As pontas revestidas com diamante são projetadas sob encomenda e podem ser feitas em uma variedade de tamanhos de rosca e materiais de haste. As dimensões das esferas variam para atender às suas necessidades específicas, de 1,5 mm a 8 mm.

As pontas diamantadas OPTiMUM são projetadas e produzidas internamente na Renishaw, garantindo prazos curtos e altos padrões de qualidade.

Todas as pontas diamantadas OPTiMUM produzidas para uso com o apalpador de escaneamento REVO® RSP2 são testadas pela Renishaw para garantir que os parâmetros de ajuste do sistema REVO para o controle de ressonância sejam válidos para as pontas.

Artigo informativo: Pontas diamantadas OPTiMUM

Leia nosso relatório sobre a comparação entre as pontas diamantadas OPTiMUM e as pontas de rubi padrão, para mostrar a diferença de desgaste sob condições extremas de escaneamento.

Baixar o relatório

Teste de comparação de desgaste entre as pontas diamantadas Renishaw OPTiMUM e o equivalente de rubi padrão