Saltar navegação

Pontas produzidas por manufatura aditiva

A fabricação de peças complexas exige soluções especiais usando pontas produzidas aditivamente

Por que usar a manufatura aditiva para pontas especiais?

A manufatura aditiva de metais (AM) é uma tecnologia flexível e poderosa que pode ser utilizada para criar componentes e peças que não podem ser produzidos utilizando métodos tradicionais de fabricação.

Eles podem incluir formas complexas com estruturas internas e treliças leves e resistentes, permitindo uma metrologia reproduzível.

O alto grau de flexibilidade no projeto significa que pontas fabricadas por manufatura aditiva podem ser criadas e personalizadas para praticamente qualquer aplicação.

Fale conosco

Nosso serviço de projetos especiais para pontas AM usa geometria intrincada e complexa que oferece vantagens sobre as pontas tradicionais. Isso pode atender aos desafios de projeto para peças novas e existentes.

Envie sua solicitação de pontas AM

Serviço rápido de projeto de pontas customizadas

A Renishaw fabrica suas pontas customizadas internamente e oferece um serviço abrangente de projeto personalizado para atender a todos os seus requisitos de metrologia. Nosso serviço de projeto personalizado garante tempos de entrega curtos; ou seja, sua produção não precisa esperar.

Contate-nos para saber mais sobre nosso serviço de projetos especiais de pontas tradicionais e AM.

A linha de pontas Renishaw é abrangente. Consulte nossa página de pontas de precisão para metrologia para mais informações.

Liberdade de projeto

Projete peças para o seu uso final, não para a inspeção. As pontas AM permitem o acesso a características que não podem ser alcançadas com as pontas tradicionais, portanto, as peças não precisarão mais ser projetadas para a metrologia.

Estruturas de treliça especialmente projetadas e formas tubulares reduzem a massa total enquanto mantêm a integridade estrutural, permitindo assim relação máxima entre tamanho e peso. Roscas fêmeas (M2/M3/M4/M5) podem ser incluídas para permitir a instalação de qualquer ponta adicional da extensa linha de pontas padrão da Renishaw.

Metrologia de elevada exatidão

A fusão a laser em leito de pó pode criar estruturas resistentes e leves que permite resultados de metrologia reproduzíveis e exatos.

Usando a tecnologia AM, as pontas são fabricadas usando o número mínimo de peças – e, portanto, juntas – necessárias, melhorando significativamente a robustez.

Cada ponta é projetada para garantir peso, equilíbrio e rigidez ideais.

Projeto customizado

Todas as pontas AM são projetadas e produzidas internamente na Renishaw, garantindo prazos curtos e altos padrões de qualidade.

Nossa experiência nos permite desenvolver um produto que satisfaça a demanda do cliente por precisão, inspeção de peça, entrega e custo. Todos esses aspectos são considerados no projeto de uma ponta especial, garantindo que a solução incorpore a escolha ideal de materiais de esfera e haste e otimize o desempenho do apalpador para sua aplicação específica.

Maior liberdade de projeto, maior acesso de inspeção

Pontas customizadas para aplicações de metrologia proporcionam mais opções de medição do que nunca; a AM oferece a oportunidade de produzir formas complexas para permitir a inspeção de características anteriormente inacessíveis. As pontas AM foram projetadas para aumentar a capacidade da plataforma multissensor CMM REVO® em 5 eixos proporcionando maior flexibilidade ao acessar as características das peças.

A combinação das tecnologias flexíveis da AM e da plataforma multissensor REVO permite que os fabricantes tenham maior liberdade no projeto das peças. Peças que anteriormente tinham que ser projetadas para permitir acesso de inspeção com pontas tradicionais agora podem ser projetadas sem essas restrições de metrologia.

Ponta oca de titânio customizada, fabricada por manufatura aditiva, para sistema de inspeção de 5 eixos REVO.

Geometria complexa para ajudar a acessar todas as áreas

Ponta em disco AM

As pontas AM podem ser fabricadas com uma geometria complexa e intricada, que oferece vantagens sobre as pontas tradicionais e pode enfrentar os desafios de projeto para peças novas ou existentes.

As pontas de disco são uma solução para medir características grandes em peças, mas o seu projeto foi problemático no passado. Os discos só podiam ser fabricados em cerâmica, o que limitava as dimensões que podiam ser produzidas. Uma ponta AM customizada proporciona uma estrutura rígida e leve, que pode ser fabricada com um diâmetro maior do que uma ponta de cerâmica. Um disco de titânio de 100 mm, com superfície externa retificada, projetado e fabricado pela Renishaw, pesa apenas 13 gramas. Ele proporciona uma redução de 70% no peso em comparação com uma ponta de disco convencional com estas dimensões.

Estudo de caso em destaque

A Linex Manufacturing supera os desafios de inspeção usando uma ponta especial produzida aditivamente.

Leia o estudo de caso para saber mais

Leitura adicional

Descubra os benefícios de usar manufatura aditiva (AM) para produzir pontas e como podemos ajudar com suas necessidades de pontas especiais.

Galeria de aplicações AM