Saltar navegação

Seis graus de liberdade (6DoF) explicados

O que é 6DoF?

Qualquer máquina ou sistema de movimento tem diferenças entre o modo como foi projetada para se mover e o modo como se move na realidade. Em muitos casos, o movimento planejado é viajar ao longo de uma linha perfeitamente reta até que a distância exata do alvo seja alcançada.

No entanto, na prática, sempre haverá seis tipos diferentes de erros no movimento linear. São elas:

  • linear
  • retilinidade horizontal
  • retilinidade vertical
  • pitch
  • rotação no plano horizontal
  • rotação ao redor do eixo de percurso

Em sistemas com mais de um percurso de movimento linear (por exemplo, uma máquina-ferramenta CNC de três eixos), os seis tipos de erro em cada percurso serão somados para formar o erro de movimento geral.

Durante a fabricação, e também além dela, a exatidão do movimento linear é a base de qualquer processo. Tradicionalmente, o foco principal na fabricação tem sido medir, controlar e corrigir o erro linear em trajetórias de movimento linear.

No entanto, mesmo se fosse possível erradicar totalmente o erro linear, ainda haveria cinco outros tipos de erro ao comparar o movimento planejado com a realidade. Portanto, com as crescentes demandas de exatidão na fabricação moderna, a medição de erros em todos os seis graus de liberdade é vital.

Descubra mais sobre nossas soluções

O lançamento do calibrador multieixos XM-60 da Renishaw trouxe uma mudança radical para a medição 6DoF, permitindo aos usuários medir simultaneamente e diretamente em todos os seis de liberdade para qualquer orientação da trajetória. Isso torna o processo de medição 6DoF muito rápido e fácil.

Sistemas de medição XM-60 e XM-600

Além do XM-60, a Renishaw também possui soluções adicionais para medir vários graus de liberdade.

Hardware de calibração